Dívida de cartão de crédito “caduca?”

8

De acordo com estatísticas do IBGE e de órgãos de proteção ao crédito, 30% dos inadimplentes, possuem somente dívidas com cartão de crédito ou com instituições bancárias/fintechs. Além disso boa parte delas, creem que após 05 anos a dívida “caduca”, e elas não precisarão mais pagar nada, já que nos órgãos de proteção ao crédito, nada constará.

O termo correto para esse fato é “prescrição de débito”, e se da, quando a pendência financeira completa cinco anos ou mais junto aos órgãos de proteção ao crédito, e se torna inexistentes em suas listas. Isso é algo bastante comum de se acontecer, mas não como a maioria pensa.

O que acontece na prescrição, é o seguinte: o nome de fato é removido do SPC e Serasa. Mas ele não é removido do sistema da empresa credora, ou seja: caso o devedor precise novamente de crédito em loja ou de serviços bancários, ele será negado pelo credor, mesmo que seja muito tempo depois a contração da dívida.

A dívida prescrita precisará ser paga? Sim, e por duas razões: quando se contrai uma dívida, precisamos pagar, e pelo motivo descrito acima, para melhorar o relacionamento com o credor. O ideal é negociar todos os débitos pessoalmente, buscando cada um dos credores, e fazer bons acordos para ambas as partes. Assim seu nome será limpo de fato, e você poderá voltar a ter cedido na praça.

Sendo assim, a melhor forma de restabelecer a confiança em seu perfil de crédito é pagar suas dívidas, mesmo que as mesmas já tenham “expirado”, para que você possa ter um relacionamento saudável com seus futuros credores e para que “as portas” para projetos maiores sejam abertas de forma mais fácil.

Lembre-se que um bom pagador e aqueles que honram suas dívidas sempre poderão obter crédito para fazer seus projetos futuros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *